sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TECNOLOGIA E CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR


Atividade 1.3


            O processo de aprendizagem acontece de forma individual e também de forma coletiva, por meio das influencias mútuas e de situações que incentivam a reflexão, possibilitando dessa forma a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
            Nesse processo de aprendizagem se acha inserido também o professor, e assim, estando aberto a aprender, poderá analisar de maneira consciente o desenrolar desse processo. Muitos caminhos e muitos mecanismos podem contribuir para a concretização desse aprendizado, podemos citar alguns: cursos de formação continuada; compartilhamento e reflexão das experiências; interação com os alunos e com as pessoas que o cercam, leitura de textos sobre o fazer pedagógico; participação em congressos e em grupos de estudos, dentre outros.
            Nesse contexto de aprendizagem, tanto do aluno, como do professor, novas tecnologias tem surgido, levando as pessoas a um fascínio perante as novidades, mas logo passa a euforia, e, como educadores o que devemos fazer perante esta situação? Falar em tecnologia na educação, não está apenas ligado a computadores e internet. Tecnologia está presente em tudo que nos cerca, como exemplo podemos citar: cada lápis que usamos, o próprio quadro de giz, os livros, as cadeiras, os cadernos utilizados pelos alunos, pois, por traz de tudo isso sempre há um processo tecnológico na produção de cada um.
            Cabe ao professor e a escola proporcionar ambientes propícios para a aprendizagem com as TICs, buscando assim, uma prática pedagógica que contemple a transmissão dos conhecimentos por meio da informatização. Com isso, é relevante que a tecnologia seja inserida no contexto educacional de forma integrada à proposta curricular. Para isso, é necessário que o professor aprenda não somente a utilizar as tecnologias em sala de aula, mas também desenvolver potencialidades pedagógicas presentes nesses artefatos, envolvendo o aluno no processo de aprendizagem de forma que ele seja um sujeito ativo nesse processo, compreendendo a importância do aprender a aprender.
            Nesse pressuposto, ensinar é organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições que favoreçam a compreensão do mundo, do ser humano e da própria identidade. Assim, a melhor forma de ensinar é aquela que permite ao aluno desenvolver com autonomia e significação a capacidade de ler e de interpretar o mundo, para utilizar com compreensão os conhecimentos adquiridos, levando este aluno a lidar com as demandas, cada vez mais atualizadas, da sociedade em que está inserido, incentivando-o a aprimorar os conhecimentos adquiridos, bem como a buscar novos saberes.

Umbelina Rodrigues de Sousa

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