sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reutilização do lixo: as dimensões da preservação


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – SEDUC
Curso: Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS
Professor: José Roberto de Sousa
Alunas: Umbelina Rodrigues de Sousa
             Maria de Fátima Melo Amorim

PROJETO PEDAGÓGICO

Título: Reutilização do lixo: as dimensões da preservação
Tema: Preservação do meio ambiente e Geometria Espacial
Professora: Umbelina Rodrigues de Sousa
Contribuição: Maria de Fátima Melo Amorim
Área de Conhecimento: Matemática e Meio Ambiente
Público alvo: Alunos da E. M. Frei Dagoberto Stucker

JUSTIFICATIVA
                            
            Diante da necessidade e dos apelos de se trabalhar no indivíduo a formação de uma consciência ecológica e de um comportamento ecológico, bem como de ensinar a Matemática de forma contextualizada, formando cidadãos críticos que utilize esta ciência como instrumento de cidadania, surge o projeto “Reutilização ao lixo: as dimensões da preservação”, com o objetivo de contribuir para a aquisição de uma consciência crítica tanto no que se refere às questões ambientais, quanto na utilização da matemática no cotidiano.

OBJETIVO GERAL
           
            Conscientizar os alunos acerca da importância e da necessidade de se desenvolver ações que contribuam para a preservação do meio-ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reutilizar Revista, jornais e embalagens (caixas) de papelão vazias;
  • Perceber a Matemática presente nas diversas embalagens;
  • Identificar os elementos dos poliedros;
  • Classificar sólidos geométricos;
  • Calcular área de figuras planas;
  • Calcular volume de figuras espaciais.

METODOLOGIA
    
O será realizado a partir das seguintes ações:
  • Aula expositiva sobre o tempo de decomposição de vários tipos de lixo para conscientização acerca da importância de desenvolver o habito de reutilização do lixo como contribuição para a preservação do meio ambiente;
  • Leitura de texto informativo sobreo tempo de decomposição do lixo;
  • Apresentação da proposta de reutilização de revistas, jornais e caixas de papelão vazias;
  • Construção de cestas com canudos de jornal;
  • Revestimento de caixas com canudo e tiras de jornal e com jornal amassado;
  • Construção de árvore de natal com revistas usadas;
  • Exposição de vídeo sobre as figuras espaciais (poliedros)
  • Identificação dos tipos de figuras espaciais (poliedros e corpos redondos);
  • Medidas das dimensões das caixas utilizadas;
  • Cálculo da área da superfície das caixas (quantidade de jornal utilizado em cada caixa);
  • Cálculo do volume das caixas utilizadas.

RECURSOS PEDAGÓGICOS


CONCLUSÃO

O trabalho realizado foi muito proveitoso para todos os alunos, professores e funcionários, pois além de trabalhar nas pessoas um pouco mais da conscientização para a preservação do meio ambiente e a percepção da matemática presente nas embalagens e nas árvores produzidas com revistas, pôde-se perceber o desenvolvimento de um grande entusiasmo por parte de todos que estavam envolvidos no projeto visto que, o trabalho artesanal também estava presente nas atividades realizadas, pois as caixas recobertas com jornal serviriam como embalagens para presente e as árvores de natal como objetos de decoração, surgindo assim, para alguns a alternativa de uma fonte de renda uma vez que segundo alguns depoimentos iriam confeccionar o que aprendeu para vender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário