sexta-feira, 19 de agosto de 2011

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

                Atividade 1.1


                 O desejo de ser professora nasceu quando estava no 9º ano do ensino Fundamental no Colégio Estadual Professor Anésio Leão no bairro da Palmeira., a partir de um trabalho de entrevista que a turma realizou. Naquele ano decidi que entraria na Escola Normal, quando faria o curso de Magistério para professor e 1º ao 5º anos e posteriormente faria o curso de Licenciatura Plena em Matemática.
            Quando conclui o curso de Magistério e me tornei professora vi que o desafio estava apenas começando, pois é na sala de aula onde acontece o real aprendizado e, vi nos cursos de Formação Continuada (uma rica oportunidade que me foi dada pela SEDUC) um caminho a ser seguido a fim de aprimorar a cada dia a profissão que abracei e atuar de maneira a fazer a diferença na vida dos alunos e de todos que me cercam.
            Trabalhei um ano numa escola particular, onde pude vivenciar minha primeira experiência como professora, depois, por ter passado no concurso fui trabalhar na EMEF Gerivaldo Luna de Oliveira no bairro Continental, como professora do Ensino Fundamental I e hoje trabalho na EMEF Frei Dagoberto Stucker ensinando 4 turmas de 3º e 4º Ciclos (Ensino Fundamental II). Após 22 anos de experiência muito tenho crescido com os erros e acertos, e com a convivência e troca de saberes com os alunos, colegas e amigos que tenho encontrado ao longo dessa jornada.
            Assim, ser professora é identificar com senso crítico as mudanças que acontecem ao nosso redor e adaptar-se a elas, aceitando as diferenças sem abrir mão, contudo, da autonomia e de valores inegociáveis, buscando em sala de aula, e fora dela, o respeito mútuo, com fins a uma vivência pacifica e o alcance dos objetivos estabelecidos, como seres sociais que somos.

Umbelina Rodrigues de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário